Equipe

Home Equipe
Nossa equipe

Nossos profissionais

A atuação do profissional vai além da dispensação dos medicamentos. A prática segura do profissional inicia na análise da prescrição médica, o farmacêutico é o segundo profissional a ter contato com o documento após a avaliação médica, é o responsável por avaliar os aspectos técnicos, indicação do tratamento bem como as interações medicamentosas.

A etapa de manipulação dos medicamentos oncológicos é um dos processos mais importantes dentro da cadeia da assistência farmacêutica a este paciente. É o profissional responsável pela aquisição de medicamentos de qualidade destinados ao tratamento do paciente oncológico e o acompanhamento deste na cadeia medicamentosa pois é responsável pela avaliação e liberação de todos os certificados de conformidade dos medicamentos destinados a etapa de manipulação.

Todos os medicamentos e insumos a serem utilizados na prática devem estar sob o mais alto grau de condições assépticas. Além disso, a área destinada a esta preparação deve passar por um rigoroso controle de qualidade para assegurar que não haverá nenhum tipo de contaminação.

Os resultados encontrados, os equipamentos e profissionais envolvidos na prática devem ser devidamente gerenciados e treinados pelo profissional farmacêutico, pois os pacientes a serem atendidos estão em sua maioria imunodeprimidos e mais susceptíveis a doenças oportunistas como as infecções.

O paciente oncológico deve ser visto na sua totalidade, deve-se também avaliar as suas doenças de base, o farmacêutico é o profissional da área da saúde responsável por orientar os pacientes a como tomar os seus medicamentos de uso contínuo. As interações medicamentosas dos medicamentos domiciliares e os protocolos oncológicos são estudadas e discutidas com a equipe médica, a fim de trazer maior segurança à terapia.

A oncologia é uma área em constante aprimoramento visto a incorporação de inúmeras tecnologias ao mercado brasileiro, cabe ao profissional farmacêutico estar em busca de conhecimento. A cada oportunidade diante de nós devemos ter a ânsia de aprender, seja um novo medicamento, uma nova indicação ou mesmo o manejo de um evento adverso que dá a oportunidade do paciente continuar.

Algumas atitudes por mais simples que sejam, podem contribuir para o sucesso na terapia de cada paciente atendido.